INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA HISTÓRIA



O rinoceronte de Dürer será o símbolo do nosso curso de História em 2009: História como interpretação, não como verdade.

A título de curiosidade, vamos fazer uma análise bem superficial de uma fonte histórica meio fora do comum: uma história em quadrinhos.
Você conhece o personagem escolhido para figurar no cabeçalho de cada ficha de História Geral? O nome dele é Hagar, o Horrível, um viking atrapalhado criado por Dick Browne em 1973, e que continua sendo desenhado por seu filho, Chris. Em tirinhas de jornal publicadas em mais de 53 países, em 13 idiomas, as historinhas de Hagar são críticas bem humoradas e sutis ao estilo de vida moderno e à situações históricas.
Hagar é um guerreiro Viking que freqüentemente tenta invadir a Inglaterra e outros países.
O melhor amigo de Hagar, ao contrário do imaginário popular que toma os vikings como guerreiros musculosos, é um magrelo covarde chamado Eddie Sortudo; contracenam ainda com ele a esposa Helga, o filho Hamlet, a filha Honi, a pata Kvack e seu cachorro Snert.
Embora respeitado profissionalmente (um dos maiores saqueadores e assassinos da
Escandinávia), Hagar leva uma vida pessoal frustrada. Está sempre discutindo com a esposa Helga, que não está satisfeita com o padrão de vida que a família leva.
Para vergonha de Hagar, seu filho Hamlet está longe de ser um filho modelo: sem interesse por brigar, xingar e outros passatempos das crianças vikings, Hamlet está sempre lendo, filosofando e pensando sobre como algum dia poderá ser médico ou advogado.
A filha de Hagar, Honi, tem dezesseis anos e ainda não casou, sendo para os padrões da época já uma solteirona. Esta sim tem interesse em combater nas fileiras do pai, mas às vezes mostra um anseio por uma rotina mais comum de dona-de-casa.
O cachorro Snert não é muito subordinado ao dono, mas ainda assim se apresenta um companheiro mais útil e fiel a Hagar que seu melhor amigo, ironicamente chamado Eddie Sortudo, um viking franzino que usa um funil como chapéu. Sorte e raciocínio é o que mais falta a Eddie Sortudo, que está sempre desobedecendo às ordens dadas por Hagar; quando não por insubordinação, simplesmente por não compreendê-las.

Que análises históricas você acha que podem ser feitas das histórias de Hagar? Essa é uma fonte mais apropriada pra estudar que época, a em que foi produzida (nossos dias) ou a em que se passam as sus histórias (idade média)?

Abaixo, uma tirinha de Hagar (vocês já viram uma, muito boa, na primeira ficha do professor Givago, lembram?)




Abraços!

Fonte: Wikipedia
Mais de Hagar em: http://tiras-hagar.blogspot.com/

0 comentários:

Desenvolvido por Otávio Rafael

Copyright © 2009