LENDO UMA PINTURA: "A LIBERDADE GUIANDO O POVO"



“Liberdade guiando o povo”, Eugéne Delacroix, 1830. 2,60m alt. X 3,25m compr. Museu do Louvre, Paris.


Eugène Delacroix, o autor dessa pintura, chamada “Liberdade guiando o povo”, em 1830, era um burguês liberal. Ele pintou a alegoria acima como testemunho da Revolução de 1830, e hoje ela é considerada a obra-prima da pintura romântica. A figura feminina representa a revolução vitoriosa.

A seguir estão algumas questões em relação à pintura, façam um esforço, lembrando do que leram, e tentem responder observando a pintura; mais embaixo estão respostas, mas só leiam depois de tentar responder, ok?


Que bandeira a mulher segura? Onde mais aparecem as cores da bandeira?


Qual a provável faixa etária das personagens retratadas? O que isso simboliza?


Que grupos sociais foram representados?


O que significou a revolução de 1830 para o pintor? (preste atenção ao nome da tela!)


Qual a importância dessa revolução na história ocidental?



RESPOSTAS

Ela segura a bandeira da França, cujas cores aparecem nas roupas do soldado caído, no primeiro plano, e na figura do jovem que se ergue aos pés da mulher.

Todas as personagens são jovens, havendo até mesmo a presença de um menino. Com isso Delacroix (1798-1863) tentou passar a idéia de uma revolução jovem, “o novo contra o velho”, que neste caso é o Antigo Regime.

Estão representados os burgueses (o homem com cartola pode ser tanto um estudante como um empresário) e as camadas populares (as outras pessoas mal-vestidas), ou seja, a união das duas classes contra o governo absolutista, que é representado pelo soldado caído.


A mensagem da alegoria é a seguinte: o povo, inspirado pelos ideais de liberdade, uniu-se e derrotou as forças autoritárias.


A revolução de 1830 marca o triunfo da burguesia e a derrota definitiva da aristocracia absolutista.



Fonte: “História em Documento – História e Texto”, pp. 177, 25. Joelza Ester Rodrigue.

2 comentários:

Carla disse...

Oi Marcos cadê o gabarito
do simulado de história
bjs

wanderillo disse...

Marcos,
A fonte que você usou na obra de Delacroix, "A Liberdade guiando o povo" sugere que o homem com cartola é um Burguês, esta informação está em litígio com "História e Turismo" vol 1 do CEDERJ Página 167 ano 2009. Que é o Próprio Delacroix que está representado.

Agradeço o acesso ao seu blog, que me ajudou em minhas pesquisas. Grato Wanderillo

Desenvolvido por Otávio Rafael

Copyright © 2009