A GUERRA NA PRÉ-HISTÓRIA

A Guerra na Pré-história é aquela que foi conduzida na era antes da escrita, e antes do povoamento de várias entidades sociais como é o caso dos Estados. Históricamente a guerra só pode ser considerada com o aparecimento dos exércitos Sumérios da Idade do Bronze, mas a guerra na pré-história pode ser estudada em algumas sociedades mais antigas.
Quandos os humanos começaram a combater em guerras é ainda hoje uma matéria em debate entre antropólogos e historiadores .
O tamanho dos exércitos da pré-história é também uma matéria em discussão. Aqueles que rejeitam a noção de guerra na pré-história argumentam que muitas das primeiras populações tinham um densidade populacional muito baixa e que geralmente andava á volta de umas poucas dezenas de homens. Esta teoria é apoiada pelas Cartas Antigas de Armana, onde não mais de 20 pessoas armadas tinham capacidade de lançar o terror as cidades no Levante Sul. Outros argumentam que os povoados do tamanho de Çatal Höyük na moderna Turquia tinha nos seus activos militares centenas de homens, e que uma Aliança entre poucas cidades produzia uma força considerável. Presumivelmente, como um grupo grande que tinha em si os elementos para a guerra, tais como Tácticas, Logística, uma Estrutura Organizada para o sucesso de uma expedição.


Uma idéia de como seria Çatal Höyük
Guerra Endêmica
Das sociedades tribais ainda hoje existentes, algumas levam vidas de grande violência, fazendo frequentemente ataques a grupos vizinhos e aumentando os seus territórios, mulheres, e bens dos outros pela força. Outros grupos como os Bosquímanos do Kalahari, vivem em sociedades sem guerra e com poucos assassiníos.O que é comum entre esses grupos que lutam frequentemente é o ritual da guerra, com um determinado número de tabús e prácticas que limitam o número de vítimas e a duração dos conflitos, situação conhecida com Guerra Endémica.

Bosquímanos

Paleolitico
As armas mais comuns usadas pelos primeiros homens eram simples na forma e fáceis de produzir. Originalmente , tais armas consistiam em lanças. Eram utilizadas em grande parte para caçar até por volta de 35.000 anos A.D., mas existem pequenas evidências que eram também usadas para lutar. Nas cavernas encontramos pinturas que retratam pessoas atacando outras pessoas. Não existem provas arqueológicas de grandes combates durante este período da evolução social.

Por volta do inicio de 12.000 A.D., o combate foi transformado pelo desenvolvimento dos arcos, martelos, e fundas.


O Arco parece ter sido a arma mais importante no inicio do conceito da guerra, tendo sido utilizada como arma de guerra, permitindo atacar com pouco risco para o atacante . Enquanto não existem pinturas nas cavernas de batalhas entre homens armados com mocas, o arco por sua vez aparace em muitas dela. Essas figuras mostram claramente o líder e as várias linhas de flancos o que leva a crer a utilização de táticas de combate.


Neolitico
Embora o Neolitico tenha acontecido em tempos diferentes em vários lugares á volta do globo, muito poucas evidências existem de guerras durante esse período de tempo. Comparado com a subsequente Idade do Bronze e do Ferro, o Neolitico é caracterizado por pequenas cidades, a tecnologia assentava sobretudo na pedra Vs metal, e na fraca hierarquia social. As cidades não tinham fortificação e estavam geralmente erguidas em áreas onde era dificil a defesa. Dos achados arqueólogicos desse período como esqueletos e lugares funebres não mostram qualquer presença da guerra.





O primeiro achado que mostra o que pode ter sido uma batalha pré-histórica foi encontrado no Rio Nilo no Egipto perto da fronteira com o Sudão. Conhecido com Cemitério 117 tem pelos menos mais de 7.000 anos. Aí encontram-se um grande número de corpos, muitos com setas dentro dos seus esqueletos, o que indica que possam ter sido mortos numa batalha.

Maoris

Os Maori da Nova Zelândia são notaveis na construção de fortificações , permitindo que os seus grupos continuassem a lutar e a defenderem-se nas suas ilhas do Pacífico Sul. Numa era antes da invenção das armas de cerco, e quando os atacantes tinham poucos mantimentos e tempo para dispenderem nas batalhas, as fortificações pareciam ser o método com mais sucesso para a segurança das populações e dos bens contra os invasores. As fortificações a existência de sociedades pré-históricas organizadas socialmente. Isto também mostra que tinham a capacidade de conduzir e organizar a guerra.

Era do Bronze

O Calcolítico (Idade do Cobre) viu a introdução de punhais em cobre, machados, e outros artigos. Mas a mairia destas armas eram muito caras e a sua maliabilidade não as tornava em armas eficientes. É considerado entre os académicos que apenas eram usados como implementos cerimoniais. Mas foi com o desnvolvimento do bronze que o uso das armas de metal se tornou comum.


Sargão I


As conquistas militares expandiram as cidades-estado a impérios com inicio no 3º milénio A.D., notávelmente com Sargão I que criou o Império da Acádia(Mesoptâmia). Senusret I no século 20 A.C. subjugou Núbia que estava sob controlo do Egipto. A Babilónia e mais tarde Assíria construiram impérios na Mesoptâmia enquanto o Império Hitita governava grande parte da Anatólia. Os carros de combate apareceram no século 20 A.C., e tornaram-se uma peça fundamental na arte da guerra no Antigo Médio-Oriente desde o século 17 A.C. As invasões dos Hicsos e Kassitas marcaram a transição para o final da Idade do Bronze. Ahmose I derrota os Hicsos e restabelece o controlo egipcio em Núbia e Canaã, territórios mais uma vez defendidos por Rámesés II na Batalha de Kadesh, a maior batalha de carros na história.


Idade do Ferro
No inicio da Idade do Ferro acontecimentos como a Invasão dos Dórios, o colonialismo Grego e a sua interacção com os Fenícios e forças Etruscas aconteceram ainda no período pré-histórico. As sociedades guerreiras germânicas do Período da Migração participaram na guerra chamada de Endémica. Os Anglo-Saxões também tiveram nesse período segundo os poucos registos desse período.

Fonte:www.enciclopedia.com.pt

0 comentários:

Desenvolvido por Otávio Rafael

Copyright © 2009