COMO SE ESTUDA A PRÉ-HISTÓRIA

O estudo formal da Pré-História começou no século XIX em França, Inglaterra e Bélgica, com a análise da idade das rochas e a relação com fósseis humanos e utensílios antigos que foram encontrados perto dos restos mortais.



Os paleontólogos ocupam-se mais directamente da pre-história. Estes cientistas estudam os fósseis dos animais e dos primeiros seres humanos. Os fósseis humanos tem muita importância porque aos cientistas interessa a relação do ser humano com outros primatas. Existem semelhanças e diferenças entre crâneo e os ossos de diversas espécies, e quantos máis restos fósséis se encontram, mais se complicam as conexões entre elas. Os primeiros seres humanos también deixaram outros indicios da sua existência e da sua forma de vida: os objectos que fabricaram , os utensilios, as casas e a arte.



O estudo dos materiais que deixaram os seres humanos se denomina arqueología, a ciência que mais explicações pode darnos sobre o passado pré-histórico da humanidade. A arqueología serve para examinar qualquer período do passado humano de que tenham deixado restos materiais.

Outra disciplina que serve para a pré-história é a antropologia. Segundo alguns antrópólogos, pode-se aprender muito sobre os homens e mulheres da antiguidade observando os povos que nos nossos dias vivem em circunstâcias similares á das épocas pré-históricas. Contudo, não se pode concluir que a vida actual destes grupos seja igual á dos seres humanos na pré-história.




Os geólogos, pela sua parte, dedicam-se ao estudo da forma da Terra, das rochas, do solo, minerais, etc.; mas também podem explicar detalhes muito importantes sobre o passado humano, como as mudanças climáticas, a antiguidade de certos niveis de rocha e , por conseguinte, a idade dos objectos nela incrustados.



Durante muitos anos, o único método fiável para estudar históricamente os restos do passado consistiu em observar detalhadamente de onde e como se tinham descuberto os ditos restos. Na maioria dos casos se fechava partindo da suposição de que os objectos encontrados na Tierra podiam ordenar-se em sequências segundo os niveis em que os se falavam. Os situados nos niveis superiores deviam ser posteriores aos dos niveis inferiores. Algumas vezes, quando se encontava um objecto que podia estudar-se com segurança(uma moeda, por exemplo), também podia-se estudos estudar as sequências aí extraídas.


Este constituiu durante muito tempo o método mais importante para estudar o passado remoto, mas era um método muito complicado porque tinha-se de constratar muitas provas de tal modo que se tornava dificil. Sem contudo, nos últimos anos a situação tenha mudado graças a novos métodos de análise. Um muito importante é a o da datação por meio da radioactividade. Chama-se Datação por Rádio Carbono.


Pela medição como o 14C permanece nos antigos materiais orgânicos, é possível calcular á quanto tempo morreram.


0 comentários:

Desenvolvido por Otávio Rafael

Copyright © 2009