Sargão (2.334 a.C. - 2.279 a.C. aproximadamente) foi a primeira pessoa de qual se tem conhecimento na história a criar um império, ou um estado multiétnico. Seu gênio militar possibilitou a união da Suméria (parte sul da Mesopotâmia) à região de Ágade (a região central da Mesopotâmia, mais tarde chamada de Babilônia), formando um único reino. Seu império abrangia, pois, toda a região dos rios Tigre e Eufrates, estendendo-se até parte da atual Turquia. A supracitada Ágade era sua capital e seu império chamava-se Acádia.
Sargão da Acádia, como é geralmente chamado, foi provavelmente a mesma pessoa que o primeiro Sargão da Assíria (também conhecido por Sharrukin ou Sharru-kin), uma vez que se acredita que seu império teria incluído aquele país. Ele se apresenta na lista de reis da Assíria como o filho de Ikunum e como fundador de uma dinastia.
A "lenda de Sargão" sumeriana credita La'ibum como sendo seu pai. Ela descreve como Sargão tornou-se o copeiro de Ur-Zababa, rei de Kish, cidade suméria: Sargão tem um sonho em que é favorecido pela deusa Inana, que afoga Ur-Zababa num rio de sangue. Ele conta a Ur-Zababa sobre o sonho, e o rei de Kish tenta eliminar Sargão, mas é detido por Inana. Ur-Zababa então despacha Sargão ao rei de Uruk, Lugal-zage-si, com uma mensagem numa tabuinha de argila determinando a morte do enviado. Contudo, o envelope ainda não havia sido inventado... – a lenda parece terminar abruptamente nesse ponto, provavelmente descrevendo, em última instância, como Sargão se torna rei.
Da lista de reis da Suméria: "Em Ágade, Sargão, cujo pai era um jardineiro, o copeiro de Ur-Zababa, tornou-se rei, o rei de Ágade, aquele que construiu Ágade; ele reinou por 56 anos." Curiosamente, todavia, Ur-Zababa e Lugal-zage-si, apesar de ambos estarem presentes, listados como reis, colocam-se distantes um do outro, separados por várias gerações – talvez Ur-Zababa na verdade tenha continuado a viver no palácio de Kish longos anos, mesmo após perder o reinado da Suméria.
Sargão é o sucessor de Lugal-zage-si e o fundador de uma nova dinastia: seus filhos são Rimush e Manishtushu. Sua filha, Enheduana, foi autora de vários hinos acádios.
Tautócrona a esta, há outra lenda de Sargão, talvez assíria.
O império foi fundado pelo famoso Sargão de Akkad. Sua história é lendária e paradigmática: filho de pai desconhecido, sua mãe, uma sacerdotisa de pequena aldeia do médio Eufrates, colocou-o em um cesto, no rio. Recolhido por um horticultor, acabou copeiro do rei de Kish.
Fundou Agade - até hoje não foi encontrado o seu sítio, mas se supõe que esteja nas vizinhanças de Kish - e em 2331 a.C. atacou e venceu o mais forte rei sumério, Lugal-zagesi, de Umma. Após a Suméria, dominou o Elam, Mari, a Síria do norte e chegou até o Tauro.
A lenda de Sargão foi recuperada em duas cópias neo-assírias incompletas e em um fragmento neo-babilônico:
"Sargão, o poderoso rei, rei de Akkad, eu sou.
Minha mãe era uma suma sacerdotisa , meu pai eu não conheci.
Os irmãos de meu pai amavam as colinas.
Minha cidade é Azupiranu, que está situada nas margens do Eufrates.
Minha mãe, a suma sacerdotisa, concebeu-me, em segredo ela me deu à luz.
Ela colocou-me em um cesto de juncos, com betume ela selou a tampa.
Ela colocou-me no rio que não me submergiu.
O rio levou-me a Akki, o tirador de água.
Akki, o tirador de água, ergueu-me ao mergulhar seu balde.
Akki, o tirador de água, tomou-me como seu filho e criou-me.
Akki, o tirador de água, colocou-me como seu jardineiro.
Enquanto eu era um jardineiro, Ishtar concedeu-me seu amor.
E durante quatro e (...) anos eu exerci a realeza.
O povo cabeça preta eu dirigi, eu governei;
Altas montanhas com machados de bronze eu conquistei.
As cordilheiras superiores eu escalei.
As cordilheiras inferiores eu atravessei.
A terra do mar três vezes eu girei.
Dilmun minha mão capturou"...
(seguem-se mais 12 linhas, narrando as vitórias do rei).
7 comentários:
O da foto é o Miguel de cervantes
escritor espanhol!
Livro + famoso DOm Quixote!!
Keyla rihane
sala A
das hora manu bem resumido
esse site é um lixo!!xD
foi Huter Patch Adams
o cara que escreveu essa frase:
“Acho que a humanidade precisa entender que amor é mais importante que dinheiro. Se não fizermos isso, não sobreviveremos a este século
Gabrielly maria
sala A
Esse texto esta falando de Sargão 1 ou Sargão2??
Postar um comentário